Durante o RDC 2025, a Roblox surpreendeu ao anunciar que seu data center brasileiro, previsto para 2026, já entrou em funcionamento parcial em São Paulo. A estrutura oferece menor latência, maior desempenho e suporte otimizado para jogos e desenvolvedores, potencializando experiências em todo o Brasil. O projeto segue padrões de eficiência energética certificados e utiliza energia de fontes 100% renováveis, reforçando o compromisso ambiental da plataforma.
O evento anual revelou ainda crescimento de 181% no número de usuários nacionais em quatro anos, firmando o Brasil como o segundo maior mercado para a Roblox. Entre as novidades tecnológicas, estavam recursos avançados de inteligência artificial, geração automática de objetos 4D e APIs de tradução, texto para fala e voz em tempo real. Houve também melhorias na remuneração de criadores, que passam a ganhar 8,5% a mais ao converter Robux em dinheiro e novas opções para monetização.
A plataforma passa a oferecer também o Moments, sistema de vídeos curtos para ampliar o engajamento, e ampliou acordos de IP, incluindo Mattel, Kodansha e Lionsgate.
