Indiana Jones And The Order of Giants chegou! Confira a nossa análise!

  • Essa análise não possui spoilers, e devido ao tamanho da DLC, ela é bem curtinha.
  • Plataforma jogada: Playstation 5
  • O game foi jogado no idioma de falas em inglês com a legenda em português do Brasil.
  • Escrito por: Griffith, fundador da DungeonZone

Afinal, o que é Order of Giants?

“Order of Giants” é uma DLC (conteúdo adicional) para o jogo Indiana Jones and the Great Circle. Ela foi anunciada em 2024, mas lançada apenas em 4 de setembro de 2025. A expansão continua a história de Indy através do Vaticano, abordando temas como a ordem dos Nephilim e outros mistérios.

A história da Order of Giants

O game se passa no Vaticano, em 1937, mais precisamente, onde Indiana acaba se encontrando com um jovem padre chamado Ricci, um padre que, por algum motivo, tem interesse em um artefato antigo de um papa do passado. Porém, durante a procura, Indy se envolve em uma conspiração sinistra com um culto que parece reverenciar uma entidade antiga. Existe também uma lenda sobre uma monstruosidade escondida nos cantos mais obscuros de Roma.

Além disso, ele descobre a existência de um personagem específico: um gigante que lutou entre as legiões romanas e praticamente alcançou um status de divindade entre os humanos. E por falar nisso, o jogo traz muitas informações sobre os romanos, e essa foi a parte que mais me chamou a atenção.

Jogabilidade

A DLC parte dos mesmos princípios do game base em termos de mecânicas de jogo. Você pode usar seu chicote para se mover pelo cenário, utilizar seu isqueiro para iluminar o caminho à sua frente, encontrar armas espalhadas pelo ambiente, e elas quebram após seu uso, pode se disfarçar para enganar os inimigos, usar comidas para aumentar sua barra de energia e usar curativos que também aparecem ao longo da jornada para caso você apanhe muito, e temos coletáveis também, e eles contam muitas histórias incríveis a respeito do game e do mundo real onde ele se inspira.

O game é em primeira pessoa, e isso não mudaria do game base para a DLC, mas gosto disso, me sinto como se fosse o Indiana Jones mesmo.

Mas o mais importante: você vai precisar quebrar a cabeça. A DLC, assim como o game base, está repleta de enigmas ancestrais para você resolver. E vou ser sincero: achei os enigmas bem mais elaborados e complicados do que os do jogo principal. Teve um, inclusive, que me deixou até estressado, mas acho que é porque eu não sou muito esperto mesmo.

Ambientação

Assim como no jogo base, a DLC Order of Giants apresenta lugares incríveis que exalam “história”. Há murais antigos com mensagens escritas há milênios, restos de nações que já governaram o mundo e que hoje não passam de cinzas.

Ainda assim, em meio a todo esse sentimento de algo que já não existe mais, o jogo oferece paisagens belíssimas e muitos easter eggs incríveis, mas isso é bem raro na DLC, afinal, ela foca em um lugar específico de Roma e fica dentro de uma dungeon praticamente, para mim é um ponto negativo infelizmente. Mas, para quem ama história, esse jogo é um prato cheio, eu não podia deixar de dizer isso. O jogo merece todos os elogios nesse aspecto.

Trailer de lançamento da DLC

Opiniões

Apesar de a DLC ser bem curtinha, acho que levei umas 6 horas para fazer tudo, eu gostei muito dela. Tenho um fascínio enorme pela história da humanidade, e o Império Romano é algo que sempre me chamou muita atenção.

A ideia de que, em outros tempos, um ser caminhou entre os homens e os guiou para a glória é algo fenomenal. Gosto dessas teorias da conspiração e de como as lacunas deixadas pelo passado podem ser preenchidas com ideias místicas e teorias criativas.

Admiro os teóricos dos antigos astronautas do History Channel, acho fascinante como a mente humana está sempre em busca de respostas, mesmo que por meio de ideias totalmente improváveis, mas ainda assim curiosas e cativantes.

Uma das poucas mas também, a maior ressalva com a DLC é a batalha final. Não posso dar detalhes sobre ela, mas achei bem abaixo do esperado. Por outro lado, o desfecho foi bem no estilo Indiana Jones.

Para ser sincero, fiquei com a impressão de que essa DLC foi, para mim, o que o filme Temple of Doom foi para a trilogia original: um bom filme, mas sem nada de extraordinário. Apesar dos elogios que fiz, preciso reconhecer que talvez tenha faltado um pouco de ambição.

Gostaria de ter visto alguma área diferente, porque, afinal, passamos a maior parte do tempo em ambientes subterrâneos, templos ou cavernas, sem muita variação de biomas ou cenários. No geral, a DLC é mais fechada e simples.

Haja coletável para coletar

Como o game estava rodando no PS5?

Indiana Jones And the Order of Giants rodou sem problema nenhum no meu PS5 base, não tive queda de frames, também não tive problemas com bugs ou glitches, e de fato deixei nas melhores configurações possíveis, o que é muito bom, e nessa parte não tenho qualquer reclamação.

Conclusão:

Considero a DLC uma grata surpresa. Gostei de visitar as tumbas sob Roma e de ter explorado mais mistérios milenares da humanidade. Amo a forma como os enigmas foram feitos e senti que o game ainda é capaz de entregar aventuras interessantes e com temas cativantes. No entanto, considero a DLC bem curta e acredito que a batalha final poderia ter sido melhor.

Caso queira conferir a nossa análise do jogo base que foi postada originalmente em 2024, aqui está o link:

É só clicar na imagem que você será redirecionado para a nossa análise do jogo base.

Considerações:

-A DLC é bem curtinha, levei algo em torno de 6 horas para finalizar tudo e fazer 100%

-Os enigmas (puzzles) são bem mais elaborados e complicados do que o jogo base

-A história da DLC é bem interessante

-Apesar da ambientação e construção de mundo serem excelentes, a dlc se passa mais nas profundezas de Roma, então grande parte dos cenários são locais debaixo do chão, e não temos variedade de biomas praticamente.

-Se você pagou a versão de valor exorbitante que já vem com a DLC, assim como eu, eu acredito que ela vai valer a pena.

-É um tipo de jogo que vai ser mais apreciado por quem gosta de história ou é fã do Indy

-O jogo base e a DLC tem muitos coletáveis, então se você é o cara da platina, vai ter um trabalhinho.

-Uma batalha não muito legal contra o último chefe

Segue a gente no X aí po, faz igual esse rapaz bonito!