Do que se trata Ninja Gaiden 4?
A primeira coisa que talvez você se pergunte, caso nunca tenha jogado ou não saiba nada sobre a série Ninja Gaiden, é: “Preciso jogar a trilogia para entender Ninja Gaiden 4?”
Sendo direto: não.
Apesar de ser uma continuação, o novo jogo traz elementos novos, mecânicas únicas e uma história que se sustenta por si só. Claro que, se você for veterano da franquia, com certeza vai entender todo o background e as referências que Ninja Gaiden tem a oferecer, e esse talvez seja o grande charme do jogo: Ninja Gaiden consegue se reinventar, mas ainda mantém aquele gostinho único que a série criou.
A nova história Yakumo e o Clã Corvo
Dessa vez, a história é protagonizada por Yakumo, um ninja prodígio do Clã Corvo, que ironicamente antagoniza o Clã Hayabusa e nosso queridinho Ryu. Se você é fã veterano da série, provavelmente está se perguntando: “Quem diabos é esse personagem?”
Yakumo tem como objetivo destruir o Grande Dragão Negro, uma criatura responsável por espalhar um miasma que traz uma chuva eterna sobre a cidade de Tóquio. A partir daí, a história começa a se desenrolar, apresentando o ponto de vista de Yakumo e Ryu, com o jogo explorando as consequências da rivalidade entre seus clãs e como isso afeta o mundo ao redor.

A narrativa: ponto fraco ou escolha de design?
Sendo honesto, eu não acho que a narrativa seja o ponto mais forte de Ninja Gaiden 4. Yakumo é o clássico mercenário do tipo “missão dada é missão cumprida”, o mesmo estereótipo que já tínhamos no Ryu. O jogo apresenta um elenco pequeno de personagens, com poucos momentos de desenvolvimento para cada um.
Boa parte da história é contada durante o combate. O jogo raramente usa grandes cutscenes, e isso claramente não é o foco aqui. Nos momentos finais, senti que não consegui me importar tanto com certos personagens, simplesmente por não ter tido tempo suficiente com eles.
Ainda que a história não seja o grande atrativo, gostaria de ter tido mais momentos de respiro com o mundo e os personagens. Isso poderia vir através de documentos encontrados nas fases ou até subquests. Ninja Gaiden 4 foca muito em combate e ação, então esses momentos extras fariam bem para dar ritmo à experiência.

Game Design simples e eficiente
Nos primeiros minutos de jogo, me veio a dúvida: “Ninja Gaiden sempre foi tão futurista assim?”
A série sempre misturou elementos clássicos em ambientes urbanos, mas agora, a continuação da Koei Tecmo apresenta uma Tóquio moderna e cyberpunk.
E olha… o jogo impressiona na construção de mundo. A fusão de conceitos como samurais e yōkais clássicos com um ambiente cyberpunk é algo que raramente vemos. Embora Ninja Gaiden 4 não seja um expoente gráfico, sua direção de arte é excelente. O uso de cores e sombras é impecável, especialmente nessa nova ambientação. Me recordo da luta em uma balada cheia de luzes neon, onde a estética visual elevou a experiência do combate a outro nível.
O design de personagens também é um espetáculo à parte. Yakumo tem um dos visuais mais maneiros que já vi em um videogame. As animações com efeitos de corvo nas posturas de luta são graficamente lindas e muito satisfatórias. Essa vibe mais “anime” é puro suco Platinum Games.

Gameplay e estrutura de fases
Em termos de estrutura, Ninja Gaiden 4 é bem linear, com corredores e arenas de combate entre fases. O jogo segue esse looping até o final, com pequenos desvios opcionais que levam a desafios extras. Esses desafios rendem recompensas, mas nada muito significativo.
Não há sistema de quests tradicional. Em vez disso, o jogo apresenta mini objetivos nas fases, como “mate tal inimigo X vezes”. Muitos deles você completa sem nem perceber. As recompensas incluem dinheiro e upgrades.
Apesar do game design simples, o jogo compensa com uma movimentação extremamente fluida e satisfatória. Correr pelas paredes, usar o gancho, subir estruturas… tudo funciona de forma natural e divertida. A navegação do mundo e os desafios de plataforma tornam a exploração agradável e dinâmica.

A Platinum Games e o combate
Depois de tanto tempo sem um novo Ninja Gaiden, as expectativas eram altas, especialmente em relação ao combate. E aqui, a Platinum Games entrega.
Ninja Gaiden 4 traz dois personagens jogáveis: Yakumo e Ryu. O grande diferencial são as transformações de arma de Yakumo. Ele possui quatro armas, cada uma com estilo próprio, e com animações de finalização únicas. As transformações tornam os ataques mais poderosos e mudam completamente a dinâmica do combate.

Cada golpe que você acerta (ou recebe) carrega uma barra de poder. Quando cheia, permite a transformação da arma, que pode quebrar a postura dos inimigos e abrir brechas para contra-ataques letais. É lindo de ver, e ainda mais satisfatório de jogar.
O jogo tem uma profundidade absurda de mecânicas: parry, parry perfeito, esquiva, esquiva perfeita, e uma quantidade enorme de combos. Se você gosta de explorar possibilidades no combate, esse jogo é perfeito. É até possível usar o cenário a seu favor, correr pelas paredes, usar stealth.
Velocidade e precisão

O combate é rápido, frenético e exige reflexos afiados. Se você não estiver 100% focado, pode morrer em um piscar de olhos, até no modo treino é difícil acertar o timing do parry. Você precisa reagir antes mesmo do inimigo atacar, eu sofri para pegar esse timing para contra-atacar.
As lutas contra chefes são um espetáculo à parte, aqui a dinâmica muda um pouco, as lutas são bem mais coreografadas, enquanto com os inimigos normais, parecem ser pensados em você derrotá-los em grupo, já os chefes são muito mais um tipo de duelo, e isso deixa a luta mais cadenciada e estratégica, e eu aprecio demais essa dinâmica. A trilha sonora eletrônica e industrial combina bem com essa nova ambientação; toda vez que tinha uma boss fight nova eu já ficava empolgado porque a próxima música seria um banger.
Contudo, senti falta de variedade entre os chefes. Alguns foram memoráveis, mas outros passaram rápido demais, e não deixaram lá aquele impacto que eu gostaria.
E o Ryu?

Infelizmente, os trechos jogáveis com o Ryu foram a parte que mais me decepcionou. Seu moveset é ótimo, o combate com ele é tão gostoso quanto com Yakumo, mas o problema é que suas fases são basicamente recicladas das do Yakumo. Inclusive, você enfrenta os mesmos chefes, sem alterações nas mecânicas.
Pelo menos, o trecho com Ryu é curto, então essa frustração não prejudica a experiência como um todo.
Dificuldade: acessível, mas confusa

A série sempre foi conhecida por sua dificuldade elevada, mas aqui, Ninja Gaiden 4 não é tão punitivo. E por que eu acho isso? O jogo permite que você recomece quase instantaneamente de onde morreu, então a morte não tem tanto peso.
O verdadeiro problema está no feedback visual: há tantos inimigos e efeitos na tela que você leva dano sem perceber. Em vários momentos, eu achava que estava mandando bem nos combos… até morrer do nada.
Os chefes também podem ser derrotados rápido demais, embora o modo Hard ofereça um desafio real para quem procura.
Ninja Gaiden 4
Depois de anos sem um novo Ninja Gaiden (tirando o remake), muitos pensavam no que um Ninja Gaiden significaria em 2025, afinal é uma pressão e responsabilidade muito grande voltar com essa franquia, mas a Platinum Games foi uma excelente escolha para reviver a franquia. Eles conseguiram trazer uma fórmula nova, mantendo a essência da série.
Mas contudo… Apesar de Ninja Gaiden 4 ser um excelente jogo, ele ainda falta “carne pra morder”. O mundo é incrível, mas as fases se repetem. O combate é refinado, mas o feedback visual falha. Os personagens são carismáticos, porém, falta tempo de tela para desenvolvê-los… Ainda assim, onde o jogo acerta, acerta com força. Ninja Gaiden 4 deve dividir opiniões entre os fãs veteranos, mas consegue agradar tanto os fãs antigos quanto os novos. É um jogo feito com muito amor e respeito pela série, e quando você imagina o que é um Ninja Gaiden pela Platinum Games, é exatamente o que você imagina, o game respira Bayonetta, Metal Gear Rising e todas suas influências.
Se você gosta de Hack and Slash, Ninja Gaiden 4 é um prato cheio.
E o melhor: vai estar disponível no Game Pass. Com certeza, vai te garantir horas de gameplay e diversão.