AILA é aterrorizante e não é pelo motivo que você está pensando…

Confira a análise completa de AILA, o game de terror mais ambicioso do Brasil. Narrativa aterrorizante, mecânicas inovadoras e uma experiência assustadora
AILA é aterrorizante e não é pelo motivo que você está pensando...
O que é AILA?

AILA é um game de terror em primeira pessoa, desenvolvido pela Pulsatrix e publicado pela Fireshine Games, ele é ambientado em um mundo futurista, e você é alguém que desenvolve ferramentas e testa sistemas, e em um belo dia, chega um pacote de um sistema de I.A. chamado A.I.L.A, e depois disso as coisas começam a ficar insanas… 

Uma história aterrorizante ou um alerta para o futuro?

Em AILA você jogará como Samuel, que é um cara que vive sozinho em um apartamento enorme em um futuro talvez não tão distante do que vivemos, onde a tecnologia é avançada e o mundo parece estar bem imerso no mundo da I.A., inclusive com políticos criados por I.A. ganhando até eleições, é uma sociedade já completamente dependente de IA, e isso é preocupante, mas você já vai entender o porquê, só para você ter uma ideia do quão surreal é o nível de experiência que AILA consegue criar, aqui está o link da nossa prévia de imprensa que foi lançada a um tempinho atrás, e ela foca em um estágio específico que AILA consegue criar, acho que você vai entender bem o motivo: https://dungeonzone.com.br/a-i-l-a-e-a-beleza-no-horror/ 

Como todo bom protagonista, Samuel é o cara que tem bastante conhecido, sabe de muita coisa, e é experiente com o assunto I.A., tanto que ele fica bem feliz ao receber o pacote de testes chamado de “AILA”, mas enfim, o que é esse AILA que estamos tanto falando mas não dissemos nada sobre?  

AILA é basicamente um programa de IA com o propósito de criar ambientes de terror imersivos e realistas o suficiente para que você tenha uma experiência de entretenimento sem igual, e o inteligente aqui, no caso, você, é que vai testar isso, o problema é… Essa inteligência Artificial não quer só criar um ambiente imersivo, ela quer usar você como cobaia, acabar com sua vida e te aprisionar lá, até que ela possa tomar o controle e escapar, lembrando, é apenas uma versão de testes, imagine quando a coisa for lançada…

Ao longo de sua jornada, Samuel acaba passando por várias simulações, e dos mais variados tipos, seja em épocas medievais com maldições, zumbis e bruxas, um navio pirata repleto de fantasmas e charadas, ou até mesmo em uma cidade isolada na década de 70 sendo perseguido por aliens, AILA vai te fazer repensar sobre seus medos mais profundos… 

AILA foi feito com carinho...

AILA é um jogo bem detalhista, e com isso eu quero dizer que temos várias referências a outros games como Devil May Cry (esse não vou elaborar, se você jogar e achar o easter egg me conte depois!), Silent Hill, Resident Evil, afinal, o diretor do game, Max MRM é um cara fanático por games, principalmente de terror, já até tivemos uma entrevista com ele, e ela foi muito legal, e ali pudemos notar que o game seria feito com paixão, e de um fã, para outros fãs, e não falamos dessa forma apenas por falar, vemos o carinho dentro do game, seja pela narrativa impactante e que pode se tornar real daqui a um tempo… ou pela forma como os sustos vem, e acredite, eles vem!

Você disse detalhes?

AILA ama te aterrorizar, quando matei um inimigo na machadada e vi o corpo do cara se despedaçar eu fiquei em choque, não esperava algo assim, mas foi impressionante, o modo como os enigmas são feitos são bem legais, eles não são tão difíceis, mas certamente vão te fazer pensar de forma lógica a respeito da solução, em um momento o nosso personagem pisa em um caco de vidro e machuca seu pé, e da pra sentir que o negócio é insano quando precisamos remover o caco de vidro, ou quando tomamos uma machadada na mão e ela parte em dois… São situações malucas e bem desesperadoras, temos vários momentos de perseguição no game, e gosto deles, eu nunca fui pego pelo monstro nos perseguindo porque sou medroso e tento antecipar ao máximo o próximo passo do mesmo, mas admito que é um dos poucos defeitos do AILA, como temos várias perseguições, acho que elas poderiam ser um pouco mais dosadas, mas está tudo bem. 

 Uma coisa que chamou minha atenção, foi no nível dos aliens, vou contar mais ou menos um pouco da experiência, ele foi meu nível favorito e me senti muito feliz jogando ele, então aqui vai: 

Começamos dirigindo um carrão ao melhor estilo Supernatural, e ao chegar em um posto de gasolina em uma noite chuvosa, descobrimos que algumas pessoas estão desaparecidas, e o rapaz responsável pelo posto de gasolina parece saber de algo já que ele é um tanto suspeito… 

Após uma conversa, continuamos pela estrada, e após um tempinho dirigindo e observando a floresta ao redor da pista, notamos que tem fogo na floresta ao lado da pista, e nosso personagem decide investigar, ali Samuel descobre uma cratera, e muito fogo, alguma coisa caiu ali… Meteoro? Uma nave? Melhor nem saber

Barulhos estranhos começam a surgir da mata ao nosso redor e a melhor decisão possível é tomada, nós saímos correndo dali… 

 E após algum tempo dirigindo uma mulher entra no nosso carro, ela está com uma roupa branca, e parece estar grávida, Samuel diz que irá leva-la para o hospital mas ela recusa ajuda e pede para que ele a leve para o rancho onde ela mora, mas uma coisa fica confusa, assim que ela pergunta quem é a nossa amiga no banco de trás a coisa fica séria, porque você está sozinho no carro, e claro, como todo bom motorista, você capota o carro nessa brincadeira, pouco depois acordamos em um local isolado de tudo e sem nosso carro, e o cara do posto de gasolina parece ter nos salvado… E bem, após uma breve discussão com ele nós estamos sozinhos novamente… 

Essa placa te lembra algo? Pois é… Após andarmos em uma rua completamente deserta, chegamos enfim a uma fazenda, e já deu para ver que algo de errado não está certo, temos uma viatura de polícia parada na entrada da fazenda, e nenhum policial dentro dela…

Mas não tem problema… já, já a gente o encontra, bem… o que sobrou dele, o rapaz está decapitado no meio de uma rua de terra da fazenda, ah, só para constar, a fazenda tem vários pneus de carro amontados, e tudo parece estar abandonado, tem sujeira no quintal, balanços que se mexem sozinhos…. luzes de poste que explodem quando se aproximamos, e o barulho da floresta a noite é algo a se admirar…  

Ah, já ia esquecendo… Alienígenas insanos aparecem e te perseguem até dentro dos portões da área de residência da fazenda, e foi assustador porque eu não sabia o que esperar. 

A partir daqui a coisa fica feia, vou resumir um pouco, mas enfim, é uma mansão enorme, e ao seu redor vários seres bizarros rondam a procura de visitantes despreocupados, e pelo caminho encontramos armas, martelos, enfim, o que for necessário para sobreviver, e ao entrar dentro da residência, as coisas só pioram, afinal as portas estão fechadas, e precisamos entrar pela janela, e o estado da casa é deplorável… 

A partir daqui a coisa fica feia, vou resumir um pouco, mas enfim, é uma mansão enorme, e ao seu redor vários seres bizarros rondam a procura de visitantes despreocupados, e pelo caminho encontramos armas, martelos, enfim, o que for necessário para sobreviver, e ao entrar dentro da residência, as coisas só pioram, afinal as portas estão fechadas, e precisamos entrar pela janela, e o estado da casa é deplorável… 

Esse não é o final desse nível em específico, ainda tem mais mistérios e algo bem interessante acontece, mas acho melhor você jogar e descobrir, porque é uma experiência bem legal. 

Problemas de desempenho?

A versão que joguei é a versão sem patches de lançamento, não encontrei bugs, e somente em um estágio mais para o fim do game é que encontrei uns probleminhas na otimização do game, e esses problemas foram em uma área em específico, mas foi só ali, eu tenho um PC padrão para os dias de hoje e estou jogando com todas as opções gráficas no máximo, e admito, amei o game, e acho que a galera da Pulsatrix mandou bem e se dedicou muito nesse aspecto. 

Entrevista com Max no nosso canal parceiro do Patobah:
A SUA ANÁLISE ESTÁ SENDO INVADIDA.... NESSE MOMENTO.... PELO VÍRUS DA BGS:

Mensagem que eu recebi do diretor do projeto do AILA (durante a BGS), antes do game lançar, eu devorei a demo e explorei cada caminho, pois sou um maluco por jogos de terror, e AILA me contaminou demais, mas fica aí com o recado… 

https://x.com/DungeonZoneBR/status/1977397544436027849

AILA também tem seus defeitos

Alguns problemas que percebi, as vezes quando um inimigo é morto, o corpo dele fica se revirando no chão, apesar de eu me assustar várias vezes nas idas e vindas em certos cenários, é um errinho que tira um pouco a imersão do game, outra coisa também que me incomodou um pouco é que temos várias partes onde tem perseguição, mas, as perseguições são bem fáceis de se escapar e são bem curtas, uma outa coisa que notei é que as batalhas contra chefes (e temos várias) são bem longas, eu tive sorte de não ficar na maioria das vezes sem itens suficientes para derrotar o chefe, teve uma bossfight que me ferrei, precisei matar o chefe com armas brancas, e foi uma experiência difícil, mas deu para terminar a luta. Como praticamente não tive problemas na otimização então aqui não vão constar reclamações. 

Opiniões

AILA tem muitos detalhes legais no cenário, muitas homenagens a outros games que certamente influenciaram muitas pessoas, ele parece ser uma carta de amor para o gênero de terror, e admito que fiquei muito feliz com o resultado final do game, eu acompanhei as versões fechadas de imprensa, acompanhei notícias, entrevistas, vi o Max falando sobre o game, e as reações no X, e confesso que a cada nova informação, eu ficava mais feliz com o desenvolvimento dele, eu quero muito que as coisas deem certo para AILA, ele tem muito potencial, e acho que mostra a força dos desenvolvedores brasileiros no cenário gamer atual. 

AILA é um game fantático, e o fato dele ser brasileiro é assustador, e muito legal, porque de fato ele é aterrorizante, mas é belo. AILA não é só mais um jogo de terror, ele talvez seja, o game de terror para muitas pessoas, ele explora conceitos incríveis e bem realistas, a IA já está dominando o mundo em 2025, imagine em 2030 como as coisas vão estar… empregos sumindo, novas utilidades surgindo, novos crimes cibernéticos nascendo dessa tecnologia, e quem sabe… um dia, assim como AILA, possamos viver em uma realidade onde somos reféns de uma IA, e talvez esse futuro esteja mais próximo do que imaginamos… 

A.I.L.A

AILA é fortemente recomendado para quem é fã do terror, gosta de passar sufoco com situações aterrorizantes e o mais importante, gosta de jogos onde você precisa resolver enigmas, enquanto segue uma história fascinante e atormentadora, AILA é uma conquista para o Brasil no mundo dos games na minha opinião, e fico feliz em saber que existem pessoas aqui no nosso país que são apaixonadas por jogos e querem trazer essa paixão para dentro do nosso país. O único problema que tive de fato são as lutas corporais que são um pouco bagunçadas, e o combate contra chefes que achei meio maçante, de resto só são pontos positivos. 

8.7