Atelier Ryza Secret Trilogy DX é a versão definitiva de uma das melhores trilogias da franquia

Com a volta da trilogia que popularizou a série, as edições DX agora são as melhores versões para se jogar Atelier Ryza.

Com conteúdos novos e refinamentos, as versões DX são muito bem-vindas para novos jogadores. Agradecemos à Koei Tecmo America pela chave de acesso antecipado, que tornou esta análise possível.

Atelier Ryza: Ever Darkness & the Secret Hideout DX
História

A trama acompanha Reisalin Stout, também conhecida como Ryza, uma jovem curiosa e sonhadora que vive na ilha de Kurken, um vilarejo pacato cercado por campos e rios.

Cansada da rotina e sonhando com aventuras, Ryza foge com seus amigos Lent Marslink, um aspirante a cavaleiro, e Tao Mongarten, um estudioso tímido — para explorar o continente.

Durante uma das expedições, eles conhecem Empel Vollmer, um alquimista viajante, e Lila Decyrus, sua guardiã guerreira.

Ryza se encanta pela alquimia e decide aprender o ofício, iniciando uma jornada que mistura autodescoberta, amizade e amadurecimento — temas centrais da série.

Você deve estar se perguntando “mas e o esconderijo secreto?ˮ, bem, o esconderijo secreto é literalmente a base onde Ryza começa a criar suas poções, equipamentos e itens por alquimia.

Gameplay

A série Atelier é conhecida por seus sistemas de síntese alquímica, exploração leve e combate em turnos dinâmicos, e Atelier Ryza reinventou várias dessas mecânicas.

Exploração

O mundo é composto por áreas semiabertas conectadas, com coleta de ingredientes, inimigos e segredos. É possível nadar, subir pequenas plataformas e interagir com o ambiente para coletar materiais. Cada área tem recursos para fazer alquimia, além de inimigos que podem dropar itens raros, bem como dar XP para upar os personagens. Eu recomendo que você explore as áreas para pegar todos os recursos necessários e não precisar passar apuros com falta de recursos para alquimia. A exploração do jogo é satisfatória e recompensadora, e é um dos pontos fortes não somente do jogo, mas de toda a trilogia, sem dúvida alguma.

O mundo em si já é muito lindo com paletas de cores vívidas, com level design do jogo que ajudou muito a deixar o mundo de Atelier Ryza um dos mundos mais envolventes da série.

Sistema de alquimia

Atelier sem sistema de alquimia não é Atelier e aqui em Ryza, o sistema de alquimia foi feito para ser fácil e intuitivo de aprender mas com uma certa profundidade.

Ryza combina materiais com diferentes atributos e essências em um sistema chamado “Material Loop System”, visualmente representado como uma espécie de teia de nós. Cada nó altera o resultado do item como tipo, poder, bônus, etc. Conforme o nível de alquimia aumenta, receitas mais complexas como receitas de armas, bombas, poções, acessórios, vão sendo desbloqueadas.

Pode ser confuso no início, e é totalmente compreensível, pois o jogo te joga várias informações em pouco tempo. Mas com muita calma e paciência, além de boas horas de jogo, você vai se familiarizando com o sistema de alquimia e as coisas vão fluindo de forma natural. Lembre-se de que o próprio jogo tem um guia que te ajuda em alguma parte em que você pode ter se confundido, além de que todo tutorial fica registrado para você rever.

Combate

O sistema de combate é bem interessante e satisfatório pois Atelier Ryza utiliza o maravilhoso sistema de ATB Active Time Battle), sistema que mescla combate por turno e ação e que foi utilizado por vários jogos como Final Fantasy IV, Chrono Trigger e outros RPGs renomados. Atelier Ryza é mais um que utiliza esse sistema incrível.

A grande novidade nas edições DX é o Custom Battle Mode, modo que permite ajustar a dificuldade e monstros para treinar ou farmar. Esta feature está presente em todos os três jogos.

Combos de ataques e uso de habilidades especiais geram Action Points AP, usados para liberar técnicas mais fortes. Cada personagem tem uma classe diferente como ataque, suporte, defesa.

Embora tenha vários personagens para jogar, você só pode colocar 3 personagens na party. Como cada personagem tem uma classe diferente, dá para você montar builds que mudam a dinâmica das batalhas e podem deixar sua party muito forte contra certos tipos de inimigos.

E falando nos inimigos, eles têm fraquezas que podem te ajudar nas batalhas, estude as fraquezas deles para se ter uma vantagem.

Cada personagem pode utilizar itens durante as batalhas e o jogo tem um sistema de upar o nível de táticas conforme você acumula os APs. Você também pode fazer ações rápidas para atacar mais vezes um inimigo, no entanto, as ações gastam muitos APs.

Você vai precisar de estratégia e saber a hora certa de upar seu nível de tática e fazer ações rápidas caso queira sair vitorioso no fim.

Personagens jogáveis

Uma das grandes novidades das edições DX é que personagens que antes não eram jogáveis agora são jogáveis. Em Atelier Ryza: Ever Darkness & the Secret Hideout DX, temos 3 personagens que se tornaram jogáveis.

Kilo Shiness

Kilo Shiness é agora personagem jogável da edição DX de Atelier Ryza.

Ela é membro do clã Soulspeaker de Oren. Vive no Submundo, lutando contra o Filuscha. Sua base fica perto de um portal perto da Ilha Kurken.

Na edição DX, Kilo têm uma história adicional que retrata o que acontece quando Bos vagueia pelo Submundo depois de ser perseguido por Philuscha.

Romy Voguel

Romy era só uma comerciante que vendia itens, agora ela é jogável. Romy atua como lojista na área de Kurken Port, na Ilha de Kurken.

Agatha Harmon

A última personagem jogável é a Agatha Harmon. Ela é a membro mais forte dos guardiões da ilha responsável por mantê-la Ilha Kurken segura.

Embora seja conhecida por ser rigorosa, ela frequentemente deixa Ryza e seus amigos saírem impunes da ilha.

E bem, essas são as três personagens jogáveis da versão DX do primeiro jogo.

Outras novidades

Além de contar com mais personagens jogáveis, a versão DX também adiciona novos episódios de história que conectam eventos do primeiro jogo com o segundo.

Pelo fato da edição DX ter como objetivo adicionar conteúdo novo e ser a versão definitiva do jogo, todas as DLCs lançadas para o jogo original já estão inclusas na DX, ou seja, trajes, músicas, áreas novas, tudo já está incluído na DX para que você possa ter a melhor experiência com o jogo.

Outro ponto interessante é o sistema de síntese que foi aprimorado, deixando ele mais rápido e com atalhos na interface.

Atelier Ryza 2: Lost Legends & the Secret Fairy DX
História

Três anos se passaram desde os eventos do primeiro jogo. Ryza, agora uma alquimista respeitada em sua ilha natal, recebe uma carta de seu amigo Tao Mongarten, que vive na capital Ashra-am Baird. Ele pede ajuda para investigar ruínas antigas relacionadas a uma misteriosa pedra reluzente que parece conter um poder desconhecido.

Ryza parte sozinha rumo à cidade grande, pela primeira vez sem seus amigos de infância, para iniciar uma nova aventura. Lá, ela conhece Fi, uma criatura mágica e fofa, que se torna uma companhia. Juntos, eles investigam as Lendas Perdidasˮ e descobrem os segredos da civilização antiga e o papel da alquimia nesse passado esquecido.

Enquanto o primeiro jogo é sobre amadurecimento, Atelier Ryza 2 é sobre independência, exploração e autoconfiança.

Gameplay

O segundo título refina praticamente tudo que o primeiro apresentou.

Exploração muito expandida

O mundo agora é muito maior e mais vertical.

Ryza pode nadar livremente; Usar um chicote mágico para alcançar áreas distantes, e montar em criaturas aquáticas para atravessar lagos e rios.

Atelier Ryza 2 introduz o “Exploration Diaryˮ, um sistema de investigação que combina coleta de pistas, exploração e alquimia para restaurar memórias das ruínas.

Sistema de Alquimia

Evolui o “Material Loop Systemˮ do primeiro jogo e agora inclui as “Essencesˮ, que altera propriedades fundamentais dos materiais, permitindo criações ainda mais personalizadas.

O sistema de alquimia é mais rápido e intuitivo, com melhorias de interface e organização de receitas.

As Essences são o ponto que transforma Atelier Ryza 2 em algo realmente estratégico.

Cada Essência (um tipo de cristal mágico raro) pode alterar o elemento e as propriedades de uma receita.

Por exemplo, caso queira criar uma bomb, usando uma Essência de Água, você muda o elemento do item para água, transformando o dano em gelo. Usando uma Essência de Luz, você muda o tipo de dano e pode adicionar bônus de precisão ou cura. As essências podem mudar o elemento principal do item, aumentar a qualidade máxima possível daquele item e abrir nós ocultos na receita, que exigem um elemento específico.

Combate

Não há muito o que dizer sobre o combate de Atelier Ryza 2 pois ele é praticamente o mesmo do primeiro jogo, mas com a HUD diferente e ainda mantendo o sistema de ATB, no entanto, mais fluido.

Personagens jogáveis

A edição DX de Atelier Ryza 2 conta com dois novos personagens jogáveis: Lila Decyrus e Empel Vollmer.

Lila Decyrus

Como membro da raça Oren que caiu no Submundo, ela se esforça para eliminar os problemas deixados pelo extinto Reino Klint e vingar sua terra natal da invasão dos Philscuha ao lado de Empel Vollmer.

Empel Vollmer

Empel é um alquimista errante que investiga as ruínas do Reino Klint junto ao lado de Lila Decyrus. Devido a uma lesão, ele não consegue executar técnicas avançadas, no entanto ele ensina Ryza o mundo da alquimia, pois ela tem talento.

Ambos os personagens já foram apresentados no primeiro jogo, no entanto, eles não eram jogáveis.

Mais novidades

A DX de Atelier Ryza 2, assim como a DX do primeiro jogo, também trouxe conteúdo novo como áreas adicionais, ruínas, novos inimigos e muito mais.

Você pode visitar a “Caverna Zelepsto”, que antes era usada como centro de pesquisa.

Além disso, foi adicionada Excursão pela Ilha Kurken, uma nova área chamada

“Keldorah Castleˮ e outra área de maior dificuldade chamada “Flame Sun Islandˮ

Novas roupas também foram adicionadas e todas as DLCs lançadas originalmente também estão incluídas na DX.

Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & the Secret Key DX
História

O terceiro jogo se passa um ano após os eventos de Atelier Ryza 2.

Ryza vive tranquilamente na Ilha Kurken, até que um fenômeno misterioso ocorre: um conjunto de ilhas misteriosas chamadas de “Kark Islesˮ, surgem nos arredores da Ilha Kurken, perturbando a estabilidade da região.

Essas ilhas parecem ligadas à Origem da Alquimia e escondem segredos que podem ameaçar o mundo inteiro.

Guiada por uma voz misteriosa e por chaves mágicas de poder imenso, Ryza parte com seus amigos para desvendar o último e maior mistério de sua vida.

Este jogo é o fechamento emocional e temático da trilogia, abordando destino, legado e o fim de uma era tanto para Ryza quanto para a alquimia.

Gameplay

Atelier Ryza 3 é o jogo mais ambicioso da trilogia e aqui temos algumas coisas bem interessantes.

O ápice da exploração

O jogo apresenta quatro grandes regiões interconectadas. Você pode viajar livremente entre biomas como florestas, desertos, ruínas e praias. Cada região tem sua própria base de alquimia, recursos únicos e segredos escondidos e o jogo introduz montarias para explorar mais rápido e coletar itens automaticamente.

Aqui, a Gust transformou o tradicional modelo de “áreas conectadasˮ dos jogos anteriores em algo próximo de um semi-mundo aberto, mantendo o foco em descoberta, coleta e alquimia, pilares centrais da série.

A movimentação é ampla e fluida, com novas mecânicas que tornam o ato de explorar prazeroso e recompensador. Ryza agora pode subir pequenas encostas e estruturas, e tivemos o retorno da natação com tesouros submarinos.

Outra novidade do terceiro jogo são as “Keysˮ, que não serve apenas para o combate ou alquimia — ele é parte central da exploração do mundo.

Há 3 tipos de keys no jogo e são elas:

   Secret Keys – podem ser usadas para fortalecer seus aliados durante o combate, realizando a Modificação de Chaves, ou para criar itens melhores, ativando-os durante a síntese.

   Hollow Keys – são usadas para criar Secret Keys em pontos de referência ou de inimigos durante o combate.

   Pristine Keys – ao usá-las em vez das Hollow Keys, você poderá criar Secret Keys mais poderosas.

Um novo mapa com ilhas e ruínas foi adicionado na edição DX. A “Craes Island”, cercada pelo oceano, servirá de cenário para as aventuras da dupla Clifford & Serri.

Sistema de alquimia

Como eu havia falado no outro tópico, Atelier Ryza 3 apresenta as “Secret Keyˮ. As keys podem ser criadas em batalha, alquimia ou exploração. Cada chave tem efeitos diferentes: aumentar poder de ataque, alterar receitas de síntese, desbloquear nós ocultos e etc.

O sistema de “Material Loopˮ é mantido, mas agora integrado às chaves, permitindo customização profunda.

O gerenciamento de Traits também recebeu ajustes finos.

Após completar a história principal de uma região, desbloqueia um modo que permite usar itens já criados como materiais base. Além disso, cada item usado transmite parte de seus traits e nível de qualidade.

O Item Reinforcement é uma mecânica complementar no qual você utiliza Gems, obtidas ao desmontar itens, para fortalecer equipamentos sem precisar refazê-los.

O sistema de alquimia de Atelier Ryza 3 representa o auge da filosofia “criar para descobrirˮ.

Ele é um laboratório vivo, onde cada ingrediente, essência e chave tem peso e é, de longe, o sistema mais profundo e complexo da trilogia.

Combate

O combate de Atelier Ryza3 evoluí tudo aquilo que vimos nos últimos dois jogos.

A Gust refinou as ideias para criar em Atelier Ryza 3 uma estrutura híbrida: rápida, responsiva e profundamente personalizável.

O Core Charge é um recurso compartilhado usado para itens alquímicos. Você começa com um limite de core charge e pode recarregar durante o combate.

As Secret Keys são o diferencial absoluto do combate em Atelier Ryza 3 visto que elas estão integradas a ele.

Elas podem mudar o curso da batalha em tempo real, funcionando como modificadores alquímicos instantâneos.

Personagens jogáveis

Na edição DX de Atelier Ryza 3, há 3 personagens jogáveis, inclusive uma já era jogável no primeiro Atelier Ryza que é a Kilo Shiness. Como já falei dela antes, irei falar somente dos personagens que não foram citados que no caso são: Clifford Diswell e a Serri Glaus.

Clifford Glaus

Embora não apareça diretamente, ele foi mencionado por Klaudia em uma das cenas de missão de personagem em Atelier Ryza 2, na qual ela confia a ele a segurança dos tesouros, enviando-os por correio.

Serri Glaus

Serri é uma Oren, uma raça antiga e quase extinta que vive em harmonia com a natureza e possui uma conexão espiritual com a mana vital do mundo.

Os Oren possuem uma pele de tom esverdeado-azulado e olhos vibrantes — sinais de sua afinidade com o elemento água e vida.

Novidades

A edição DX de Atelier Ryza 3 trás mais novidades como histórias adicionais, novos inimigos, todos os DLCs lançados originalmente incluídos, aprimoramentos técnicos e muito mais.

Visão geral

Atelier Secret Trilogy DX adiciona conteúdos novos interessantes, trazendo o “Custom Battle Systemˮ como uma novidades muito bem vinda, novos personagens jogáveis e áreas novas.

Se você tiver dados de sistema dos jogos originais da série “Secret”, poderá receber bônus de dados salvos com itens úteis para os estágios iniciais do jogo.

Outras melhorias muito interessantes que as versões DX adicionaram foram:

A capacidade de armazenar itens foi aumentada na cesta.

Profundidade de campo e outras configurações foram adicionadas.

A capacidade restante da cesta é exibida na interface do usuário do campo. Mas isso é somente para Atelier Ryza 1 DX e Atelier Ryza 2 DX.

   Agora é possível usar ferramentas de coleta enquanto estiver montado nas Spirits Beasts. Somente em Atelier Ryza 2 DX e Atelier Ryza 3 DX

   Foi melhorada a visualização do minimapa. Além disso, também foi ajustada a exibição da localização do jogador, a área visível e a transparência. Somente em Atelier Ryza 3 DX

Atelier Secret Trilogy DX

Atelier Secret Trilogy DX traz melhorias na qualidade de vida dos jogos, adicionando conteúdos muito interessantes e dando mais algumas horas de gameplay pelo maravilhoso universo desta trilogia incrível, além de refinar sistemas que já eram muito bons. As versões DX são perfeitas para quem nunca jogou os jogos originais e gostaria de desbravar este universo. Para veteranos que jogaram as versões originais, vale a pena dar uma atenção para as novas versões pois será um sopro de ar fresco muito agradável.

10