Como fã de consoles e de franquias como DOOM e Wolfenstein sempre me pego surpreso quando no alto de minha ignorância deixo passar franquias como essas na minha infância e adolescência. Fui virar fã de Doom só em 2016 e Wolfenstein só me fisgou ano passado. Pensando em caras como eu e em também na sua já apaixonada comunidade a Bethesda chamou mais uma vez o Nightdive Studios responsáveis pela excelente remasterização de DOOM + DOOM 2 e outros para trazer de volta Heretic e Hexen. E o resultado é excelente.
A jogabilidade é excelente e a adaptação de ajustes modernos é incrivelmente vasta. Sensibilidade de analógicos, personalização de HUD e mira…Heretic + Hexen da de bandeja ao jogador a liberdade de aproveitá-los como quiser. Como prefiro algo mais visível deixei o HUD simplório e aumentei a visão periférica num ajuste de menu simples, rápido e didático. É simplesmente um ODE a uma indústria que procura caminhos fáceis e remasteriza seus produtos de forma porca como Mafia 2: Definitive edition e o remaster podre de Warhammer.
E o conteúdo não para por ai: Modo online para até 16 jogadores com crossplay liberado de ambas as franquias , DLC de Hexen e mais dois níveis feitos especialmente para a coletânea, galeria de artes com materiais do desenvolvimento original de ambos os jogos…
Graficamente falando e também a respeito da performance geral o jogo mantém o charme com leves ajustes. NADA A RECLAMAR nesse departamento. Altas resoluções e FPS altos também fazem parte. Excelente mediante a proposta do produto, lembrando que ambos são jogos datados da década de 1990 e no começo da febre de jogos em 3D.
A trilha sonora tem duas opções: Original que continua imersiva como sempre e a remasterizada. Ambas são imperdíveis e recomendo trechos com as duas para comparação. Andrew Hulshult captou a essência desses jogos como ninguém e repetiu o trabalho excelente da coletânea de Doom criando um produto que fará ponte entre novatos e veteranos. Efeitos sonoros continuam excelentes e mais audíveis se assim posso dizer e replicarão uma nostalgia incrível de tempos onde nossas únicas preocupações eram tirar boas notas e jogar.
Concluindo, há muito o que se ver e jogar em Heretic + Hexen. Logicamente que os jogos originais ainda tem seus pormenores: Sessões de plataformas podem ser frustrantes e corredores cheios de inimigos com abordagens incrivelmente injustas se mantém aqui mas são simplesmente manejáveis e o único ponto negativo que vale salientar. A Coletânea é fantástica e obrigatória para fãs calejados e para novatos em boomer shooters.





