Mario Galaxy e a caça às estrelas!

Quando o único objetivo de um game é ser divertido, não tem como dar errado! Confira nossa análise

Mario Galaxy foi desenvolvido originalmente pela Nintendo e publicado pela Nintendo, lá no Wii em 2007, ele é um game 3D da série Mario, onde os níveis são planos que ficam dentro de umas galáxias bem diferenciadas, e a premissa é salvar a princesa Peach, como de praxe. Já o segundo game, foi lançado em 2010, e tem a mesma premissa do game anterior, e no caso do segundo game, a princípio, seria uma versão melhorada do game anterior, porém a equipe de desenvolvimento estava aprimorando as ideias e implementando mecânicas, e o seu tempo de desenvolvimento acabou aumentando, e agora dá para montar no Yoshi! E no caso, essa é uma coletânea envolvendo ambos os games, disponível para Nintendo Switch 1 e 2.

História

Mario Galaxy de forma geral tem uma história bem simples, mas bem cuidadosa e de aquecer o coração, aqui é onde Mario conhece a Rosalina, que vai ajudar ele a resgatar a princesa Peach que é raptada pelo nosso querido inimigo, o famoso Bowser! E nessa jornada precisaremos viajar pela galáxia coletando as estrelas para poder ir mais longe e acessar outras galáxias distantes, e nisso vai precisar se aventurar por mundos diferentes, resolvendo enigmas para poder progredir conseguindo as Maxi Estrelas, elas são necessárias para fortalecer o Observatório de Cometas. E nesse caminho encontramos muitos amigos e rostos conhecidos na franquia!

Gameplay

Temos um hub onde escolhemos as fases que jogamos. E esse é o Observatório de Cometas, lá vamos escolher para qual galáxia ir, podemos conversar com mais NPCS, e conforme jogamos podemos coletar estrelas que nos permitem conversar com certos personagens que escondem mistérios, sejam itens importantes ou até mesmo caminhos secretos.

O cenário é repleto de áreas e caminhos secretos, escondidos das mais variadas formas. Em alguns cenários, precisa pular nos famosos e clássicos canos que te levam para locais cheios de inimigos, mas com recompensas bem legais.
E para completar, cada galáxia tem seu chefe, e as lutas contra eles são bem divertidas, com mecânicas diferentes umas das outras. A mais legal para mim foi a que um dragão tenta te comer enquanto você corre dele em um planeta bem pequeno, foi muito divertido. Ao derrotar esse chefe, uma nova galáxia é liberada para visitarmos, o sentimento de encontrar uma nova galáxia é muito bom.

A jogabilidade é bem divertida, podemos girar para acertar os inimigos, pular em cima deles, e no caso das tartarugas, podemos pegá-las e arremessá-las em outros inimigos. Com os poderes que pegamos durante o caminho, as coisas ficam ainda mais legais. Eu gosto de como o mundo de Mario Galaxy é focado em fazer você se sentir confortável de todas as formas possíveis, com uma jogabilidade fácil de aprender e que se torna bem gostosa de executar.
Mario Galaxy

é o tipo de experiência que é difícil de descrever com palavras, mas que de forma simples dá para dizer que é um jogo feito para você se sentir bem, esquecer seus problemas, voltar no tempo e voltar a ser criança por algumas horas.

Vou citar algumas mecânicas para você ter ideia do quão criativo o game é. Você pode adquirir muitos poderes diferentes, como: usar uma broca para perfurar o chão e chegar ao outro lado do planeta; você terá o seu famoso amigo e, ao mesmo tempo, montaria, o Yoshi! Para chegar em lugares mais altos e engolir inimigos, além de jogar cascos das famosas “tartaruguinhas” nos outros! Podemos adquirir o poder de invocar nuvens para usar como escadas para poder progredir, encontrar galhos que nos permitem viajar pelo cenário, pode virar uma abelha para voar bem alto, e a minha favorita é o Mario Bu! Sim, você vira o fantasma! Podemos virar uma pedra e sair batendo em todo mundo, tem o Mario de Gelo que acho muito divertido e tantas outras transformações que tornam a experiência tão divertida.

Algo que me incomodou um pouco é uma das mecânicas básicas do game, que é pegar as estrelas. O problema é que eu joguei no Controle Pro, porque me sinto bem mais confortável assim. Só que, para coletar essas estrelas que aparecem na sua tela, você precisa apertar R e usar o analógico direito para coletá-las. Porém, é bem difícil pegar as estrelas pelo cenário com o analógico; senti um pouco de dificuldade e isso é meio frustrante. Achei melhor pelos joy-cons mesmo. Acho que de ressalvas é só isso mesmo, essa versão é simplesmente muito boa para encontrar defeitos.

Trilha Sonora

O que falar da trilha sonora? A Nintendo nunca decepciona quando o assunto é criar um ambiente imersivo, nostálgico e com sons de qualidade, seja nos passos do Mario, no gritinho que ele dá quando pula, nos ataques dos inimigos, e a música de fundo é extremamente gostosa de ouvir, é bem calminha. Qualquer ação que você fizer tem um som de resposta bem responsivo e intuitivo, tornando a experiência mais valiosa para o jogador.

Mudanças

Com resolução aprimorada (1080p no Nintendo Switch/4K no Nintendo Switch 2), interface de usuário melhorada, capítulos extras no livro de histórias, um novo modo ajuda e muito mais, Mario Galaxy e Mario Galaxy 2 agora são realmente de outro mundo.

  • O novo modo Ajuda torna o jogo um pouco mais fácil com saúde adicional e recuperação de quedas, uma boa opção para iniciantes ou jogadores mais casuais.
  • Saiba mais sobre os personagens nos capítulos recém-adicionados ao livro de contos.
  • Ouça suas faixas favoritas no jogo no modo trilha sonora.
  • Use figuras amiibo selecionadas para obter itens no jogo.

Tem um vídeo bem legal (o idioma está em inglês) fazendo um comparativo bem completo entre as versões e mostrando as diferenças:

Minha história com Super Mario

Super Mario é uma das primeiras franquias que pude jogar na vida. Eu jogava na casa de amigos e familiares, mas nunca tive de fato um Nintendo quando era criança. Minha família era muito pobre; meu primeiro videogame efetivamente foi um Polystation, que era simplesmente uma espécie de cópia do Nintendinho. Era o que meu pai podia pagar com o pouco salário que ganhava, mas para mim aquilo era incrível. Ali conheci Super Mario, e meu amor pelo nosso encanador favorito surgiu. Consegui jogar muitos outros games da franquia, seja em computadores na escola, na casa de amigos, e por aí vai.
Até que um dia, anos depois, já sem meus pais, que infelizmente me deixaram, eu havia decidido me vingar do mundo e correr atrás do tempo perdido pela condição econômica ruim da minha família. Trabalhei muito, me esforcei e consegui comprar um Nintendo Switch lá em 2021. Esse foi meu primeiro console da gigante vermelha, e dali adquiri muitos outros. Hoje em dia tenho: Super Nintendo, que sempre foi meu sonho, Nintendo 64, Nintendo Wii, Nintendo Switch 2, e no fim do ano vou adquirir um 3DS.

Amo a Nintendo e adoro esse sentimento de nostalgia. Mario é parte da família. Já tive tantos bons momentos, tantas risadas, e claro, quando a gente ama algo, quanto mais, melhor, não é? Mario é uma franquia que aquece o coração, e Mario Galaxy é isso para mim: é cultura, é o sentimento de voltar no tempo e ser feliz, esquecer os problemas e viver aquele mundinho mágico, salvar a Peach, enfrentar o Bowser, com o nosso caro amigo Yoshi! E se divertindo com os poderes que encontramos pelo caminho.

Minha coleção de Mario Galaxy
Nintendo no Brasil

A Nintendo vem investindo pesado no Brasil e entende que o mercado brasileiro tem muito potencial. Afinal, todos conhecem a Nintendo por aqui. A única barreira que sobrou, na minha opinião, agora que temos muitos jogos sendo localizados para o português do Brasil, é a barreira dos preços. Aos poucos conseguimos muitas vitórias com a Nintendo, e acredito que os executivos podiam nos dar um pouco mais. Nós crescemos com Mario, ele é tão parte da cultura brasileira quanto Sonic ou Crash Bandicoot, não importa a sua idade, quantos consoles teve ou não, você conhece Super Mario, e só o barulho dos power ups já pode desbloquear memórias incríveis que aquecem o seu coração. Agora que a Nintendo voltou ao Brasil, eu queria muito que ela ficasse e se tornasse novamente parte de nossas vidas, que todas as pessoas pudessem ter acesso a essa biblioteca incrível e inesquecível de jogos que, como disse, marcaram gerações e ainda marcam.

Por enquanto, os preços são uma muralha que separam as pessoas daquilo que amam, e acredito que isso precisa ser discutido. No caso de Super Mario Galaxy + Super Mario Galaxy 2, entendo que tem muitas melhorias feitas para o Switch 2, que gastaram uma grana produzindo o game e trazendo para as gerações atuais. Sabemos que se trata de dois jogos fantásticos que podem estar na discussão dos melhores games de todos os tempos, com folga. Não falo isso levianamente; o game tem a função de ser divertido e nisso é imbatível.

Porém, o maior defeito, na minha opinião, é o preço. São dois games na coletânea e cada um sai por menos de R$ 200 se comprarmos a mídia física, que é o meu caso. Mas acredito que os preços precisam ser mais acessíveis no Brasil. Como disse, as pessoas amam a Nintendo aqui, mas muitas não têm a oportunidade que eu tenho hoje, de pegar meu Switch e poder voltar no tempo, me sentir bem e confortável jogando os muitos games da big N.

Esse é meu pedido para as pessoas que trabalham com a Nintendo Brasil. Sei que são esforçadas, trabalham duro para trazer o melhor para nós brasileiros, e merecem todos os aplausos, porque tenho certeza que são pessoas incríveis e muito dedicadas, que não só amam a Nintendo, como amam o Brasil também. Querem, assim como eu e tantos outros, que mais pessoas tenham acesso a esse mundo mágico de jogos que chamamos de Nintendo.

Amo a Nintendo e adoro esse sentimento de nostalgia. Mario é parte da família, já tive tantos bons momentos, tantas risadas, e claro, quando a gente ama algo, quanto mais, melhor, não é? Mario é uma franquia que aquece o coração, e Mario Galaxy é isso para mim: é cultura, é o sentimento de voltar no tempo e ser feliz, esquecer os problemas, viver aquele mundinho mágico, salvar a Peach, enfrentar o Bowser, com o nosso caro amigo Yoshi! E se divertindo com os poderes que encontramos pelo caminho.

Detalhe que na BGS a Nintendo estava sendo a empresa onde o pessoal está indo em peso testar os games, comprar seus produtos licenciados e conhecer mais sobre…

Entendo que a Nintendo valoriza suas IPs, e nós, como jogadores, também a valorizamos, mas pedimos para que ela nos veja com mais carinho, pois queremos que a comunidade da Nintendo cresça, não só no Brasil, mas na América Latina também. Recebemos a chave da Nintendo Brasil para realizar a análise do game, e ficamos muito gratos e felizes pela oportunidade e carinho. Aproveito essa oportunidade para falar sobre esse tema, que é complicado, mas necessário. Quem viveu nas décadas de 80, 90 e até mesmo no começo dos anos 2000 sabe que o Japão foi incrivelmente importante para a construção de caráter e ensinamentos para muitas crianças do Brasil, que hoje já estão casadas, têm filhos e um carinho especial pela galera da terra do sol nascente. Seja por causa dos animes que nos ensinaram muito, como Dragon Ball, Pokemon e tantos outros, ou nos jogos como Super Mario, Zelda, Final Fantasy, não importa, o Japão sempre teve e ainda tem o carinho dos brasileiros. Por isso bato tanto nessa tecla. Aqui na Dungeon Zone, amamos a Nintendo e não vamos deixar de amá-la, mesmo com as dificuldades impostas pela economia.

E a prova definitiva do carinho do Brasil com a Nintendo é justamente o fato de que, apesar das dificuldades e da falta de acesso, fazemos de tudo para não ficar de fora…

Super Mario Galaxy 1 + Super Mario Galaxy 2

É simplesmente impossível não recomendar um dos melhores games de todos os tempos. O game é divertido, tem uma trilha sonora implacável, é recheado de nostalgia, e agora está completamente em português, mesmo com o seu custo elevado. Ele é, de fato, uma obra-prima que vale o seu tempo. Para quem quer esquecer os problemas e voltar a ser criança, ou apresentar para os seus filhos um pouco do que foi talvez a nossa infância ou adolescência, não existe dúvida: Mario já é de casa.

  • Melhorias gráficas

  • Trilha sonora impecável

  • Personagens carismáticos

  • Jogabilidade extremamente divertida

  • Se você joga com o controle Pro

  • , pode ter alguns problemas na coleta de estrelas com o analógico

  • Jogo completamente em português pela primeira vez!

  • O preço é bem salgado, mas não tem como negar a qualidade do game!

    Jogo disponibilizado pela Nintendo Brasil

10