Moradia em Azeroth! Confira nossas primeiras impressões

Após muitos anos desde o lançamento de World of Warcraft uma mecânica muito solicitada pelos jogadores era um sistema de moradia, entretanto, mesmo sendo um dos maiores MMORPGS do mercado por longos anos, uma residência em Azeroth parecia um sonho longevo, porém a Blizzard não deixou os jogadores na mão e finalmente foi entregue no dia 2 de dezembro em acesso antecipado para aqueles que fizeram a pré-venda de Midnight, a próxima expansão.

Já tivemos um exemplo desse recurso em expansões anteriores, como as guarnições em Warlords of Draenor, dando um pequeno gostinho de como poderia ser uma mecânica dessa amplamente aprofundada em um sistema próprio, porém como essa mecânica era esperada a muito tempo, a pergunta é, vingou o hype?

É possível afirmar com grande certeza que sim! Diferente das guarnições que não davam muitas opções de personalização, o sistema de moradia mesmo que seja os primeiros passos, já parece bastante completo, oferecendo uma alta gama de personalização, do que pude ver haviam móveis élficos, de Orgrimmar e de Zuldazar, além de conseguir comprar mais decorações para sua casa, além de não isolar o jogador, o colocando em uma vizinhança onde há outras casas de jogadores.

Sem dúvidas há outros MMOs que saíram a frente do WoW, porém em vários desses haviam vários percalços para se adquirir uma moradia, no ESO por exemplo é relativamente fácil a aquisição de uma casa simples, porém uma maior custará significativamente mais, outro exemplo possível é em Final Fantasy XIV em que as casas são exorbitantemente caras e são limitadas além de que para a aquisição os jogadores passam por uma espécie de sorteio para adquirirem suas moradias, após uma breve contextualização de como é essa aquisição em outros MMOs, no WoW sua moradia custa apenas 1.000 de ouro, isso mesmo, com praticamente uma quest semanal de ouro, você garante a sua moradia.

Ainda há mais vantagens, não importa o tamanho da casa, ela continuará custando o mesmo valor, independente de vizinhança ou localização, ao entrar nas residências, os jogadores iniciarão com um cômodo que pode ser expandido ao passar dos níveis no sistema de moradia, aumentando tanto cômodos quanto as decorações.

Deixar esse sistema de moradias incrivelmente acessível para os jogadores, sem sobra de dúvidas foi um dos maiores acertos da Blizzard, assim, tanto novos jogadores quanto os antigos, poderem adquirir suas residências em Azeroth.

Há apenas uma coisa que possa vir a deixar o sistema um pouco sem graça que talvez seja a monetização do sistema, a Blizzard já vende diversas montarias e itens cosméticos por dinheiro real na loja e isso nunca foi um problema, e é esperado que mesmo com a loja para monetizar, grande parte ainda seja possível ser conquistado pelo jogador in game e não apenas adquirido apenas por lá.

Em suma, o sistema de moradia de World of Warcraft chega unindo acessibilidade, imersão e entregando aos jogadores um vasto potencial de criatividade, entregando o que a comunidade à anos pedia, superando expectativas ao criar um recurso que dialoga diretamente com o desejo dos jogadores tanto de pertencimento de Azeroth quanto por personalização, embora deva ter uma certa atenção quanto ao rumo da monetização, a mecânica contém um núcleo bastante sólido e promissor, além de ser inclusivo. Se esse é apenas o começo, o futuro das moradias no WoW tem tudo para se tornar não apenas um complemento à experiência, mas um novo pilar para a gameplay do jogo.