Sand Land


Jogo disponibilizado pela Bandai Namco Brasil

Antes de começar a análise em si, gostaria de deixar registrada minha homenagem a Akira Toriyama, que infelizmente faleceu no dia 1 de março. Akira foi o criador de várias obras de sucesso que marcaram a vida de muitas pessoas pelo mundo todo, entre elas Dragon Ball, Dr. Slump, Chrono Trigger e o próprio Sand Land, que é o alvo desta análise. Akira será para sempre lembrado como um dos maiores mangakás que já viveu.

Gostaria de agradecer ao pessoal da Bandai Namco Brasil por ter nos enviado o jogo e possibilitado a produção desta análise.

Sand Land é um Action RPG desenvolvido pela ILCA, Inc. e publicado pela Bandai Namco Entertainment America, Inc. Lançado para PS5 e PS4, Xbox Series X/S e Steam.

Gameplay

Por ser um Action RPG, o foco central do jogo está nesses dois aspectos, mas Sand Land conta com uma variedade interessante de mecânicas e formas de jogar. Muito disso se deve ao combate com veículos, já que o jogo conta com uma variedade enorme deles, tornando o combate menos enjoativo e dinâmico, permitindo trocar de veículo no meio do combate.

1

O combate corpo a corpo também está presente, e por mais que ele não se destaque tanto quanto o combate com veículos, é inegável sua importância, já que nem sempre haverá um tanque à sua disposição, principalmente em locais mais fechados, como cavernas ou bases militares. É possível executar tanto golpes leves quanto pesados, e fazer uma mistura dos dois para realizar alguns combos simples. À medida que o jogo avança, mais formas de ataque são liberadas.

2

Também existem algumas habilidades que são ativadas consumindo uma barra de especial que fica abaixo da vida. Essa barra recarrega tanto ao dar ou receber dano dos inimigos durante o combate quanto de forma passiva durante a noite.

Durante o jogo, existem personagens que nos acompanham ao longo da jornada. Eles são responsáveis não apenas por fornecer diálogos e aprofundar mais a história do jogo, mas também por fornecer suporte durante o combate e coleta de recursos.

Existem duas árvores de habilidade, uma responsável por melhorar o personagem principal e outra focada nos suportes. À medida que subimos de nível, recebemos um ponto de habilidade em cada árvore para liberar diferentes melhorias. Algumas melhorias exigem mais de um ponto de habilidade para serem liberadas.

3
4

Voltando aos veículos, existem diversas peças que podem ser equipadas, desde armas até rodas e motores diferentes. Cada peça possui diferentes raridades, sendo que apenas as raridades comum, incomum e rara podem ser criadas usando matérias; as outras precisam ser encontradas durante a exploração.

5

Usando o tanque como exemplo, podemos mudar o canhão e a metralhadora, alterando o modo de disparo e, dependendo da raridade, aumentando o dano e a velocidade de recarga. Algumas peças possuem habilidades especiais que variam dependendo do veículo.

O jogo também conta com uma mini mecânica de stealth, usada geralmente para invadir bases e coletar recursos, mas que está longe de ser um destaque, já que os inimigos são completamente cegos e surdos, então é muito fácil passar por essas áreas sem ser visto.

História

A história acompanha Beelzebub, um pequeno demônio que vive na terra de Sand Land, uma região repleta de desertos e cânions. A região de Sand Land sofre com a falta de água, já que o riacho responsável por abastecer as cidades misteriosamente secou, forçando a população a se adaptar para sobreviver.

Em um momento logo após Beelzebub voltar à vila dos demônios trazendo água roubada do exército para ajudar seu povo, um senhor chamado Rao aparece na vila, dizendo que existe um lago lendário capaz de salvar a todos da grande seca, e que ele precisa de ajuda durante a jornada, já que no deserto existem diversas criaturas perigosas e bandidos. Depois disso, Beelzebub e mais um demônio chamado Thief partem com Rao para encontrar o lago lendário.

Em um primeiro momento, a história pode parecer extremamente rasa e sem profundidade, mas à medida que as coisas avançam e novos personagens vão sendo apresentados, ela se torna muito mais interessante.

As missões secundárias seguem na mesma linha da história. Algumas são extremamente simples, como, por exemplo, levar material X até o NPC Y, enquanto outras são mais complexas, envolvendo sequestro, ameaça e até mesmo assassinatos.

É muito importante fazer o máximo de missões possíveis, já que muitas delas liberam vendedores e mecânicas novas, como, por exemplo, o vendedor de chips para os veículos e uma vendedora que desbloqueia a possibilidade de criar e mobiliar um quarto, dentre vários outros que liberam novas missões.

Outro ponto interessante que vale mencionar é a semelhança com algumas outras obras do Akira, em especial Dragon Ball. Um exemplo disso é o pai do Beelzebub, que é muito semelhante ao Dabura de Dragon Ball Z, e as motos que têm o mesmo formato da moto usada pela Bulma no Dragon Ball clássico.

8
bulma
7
dabura

Ambientação

O mapa é composto em grande maioria por desertos e montanhas, mas que ainda assim conseguem manter uma certa diferença entre cada região. Algumas áreas são cheias de montanhas cercando e limitando a exploração, enquanto outras são como gigantescos desertos de areia, em alguns lugares tendo até mesmo cascatas de areia. Mesmo a ambientação se passando em grande parte no deserto, ainda existem áreas com vegetação que destoam bastante do clima padrão do jogo. Já nas áreas fechadas temos fábricas, cavernas e bases militares.

Aspectos Técnicos

No geral, a otimização do jogo está impecável. Não tive nenhum problema com queda de quadros ou travamentos durante minha experiência, e os carregamentos utilizando um SSD são praticamente instantâneos, levando de um a meio segundo para dar viagem rápida ou entrar em novas áreas.

Muito dessa boa otimização se deve ao fato de o jogo ser no estilo anime, então os gráficos são bem mais simples do que outros jogos lançados este ano, o que não é uma surpresa tão grande, o jogo ser tão leve.

Sand Land

Sand Land não é um jogo que se destaca por ter mecânicas inovadoras ou gráficos excepcionais, mas ele cumpre com maestria seu papel principal, que é divertir. 

Mesmo sendo um jogo simples, ainda é inegável que Sand Land pode divertir a grande maioria do público, principalmente aqueles que não possuem muito tempo para jogar e aprender mecânicas e estratégias complexas de combate. 

A frase que define este jogo é: “Pegue o controle, jogue e relaxe”. 


xbox


steam


playstation

9.5
0%