- Essa Análise não possui spoilers
- Plataforma jogada: PlayStation 5
- O jogo foi jogado com legendas em Pt-Br
- Escrito por: Sir Specter, ADM da Dungeon Zone

O que é The First Berserker: Khazan?
The First Berserker: Khazan é um RPG de ação lançado em 2025, desenvolvido pela Neople e publicado pela Nexon. O jogo se passa em um mundo de fantasia medieval com fortes influências europeias e faz parte do universo de Dungeon & Fighter. Sua jogabilidade é centrada em combates que exigem gerenciamento de resistência, pedindo ao jogador para planejar bem esquivas, bloqueios e ataques. A dinâmica incentiva um estilo de jogo agressivo, já que deixar os inimigos se recuperarem pode virar a batalha contra você.

A história
A história de The First Berserker: Khazan é sólida, mas também muito chata e previsível, tendo uma narrativa bem genérica e diálogos sem sal, o que é algo que eu queria que fosse diferente pois o estilo do jogo faz parecer que a história vai ser bem épica. Um dos fatores que fazem a história ser chata é o vilão do jogo, que tem uma motivação fraca e um plot bem qualquer coisa. Quando esse personagem se revelou como o vilão da história, eu não fiquei nem um pouco surpreso, eu só pensei ‘’Ah, tava meio obvio né…”
Os personagens secundários também não ajudam muito no plot, eu senti que eles só estavam lá por estar e que são pouquíssimos personagens que são realmente relevantes para a lore do jogo. E tem o protagonista, Khazan, que apesar de eu achar alguns dos diálogos dele medíocres, eu gostei da personalidade dele pois ele não é só um protagonista durão genérico, ele demonstra seus sentimentos muito bem em alguns pontos do jogo, algo que eu admiro muito em um protagonista.

Jogabilidade e Combate
A jogabilidade funciona exatamente como a maioria dos soulslikes funcionam: ataque o inimigo, espere o inimigo reagir, esquive ou de parry do golpe dele, explore o mapa, procure por baús ou npcs e etc. O jogo também possui vários elementos de um soulslike, como barras de HP e Stamina, sistema de cura que pode ser aprimorado, diversas armas e armaduras com status diferentes, amuletos que ajudam no combate e etc.
O combate pra mim foi o ponto mais forte do jogo, ele é bem divertido e frenético com as armas e o parry. O parry do jogo funciona muito bem também, sem ser muito desbalanceado, ainda mais podendo usar contra ataques depois dos parries, que também são bem divertidos de usar.
Para adquirir novas armas ou armaduras, você precisa matar inimigos e abrir baús assim como em todo souslike, porém, em The First Berserker: Khazan é meio diferente. As armas e armaduras que você obtém são baseadas nos níveis de seus status, ou seja, se você estiver em um nível baixo e ganhar uma espada, essa espada também terá status baixos, um sistema idêntico ao jogo Nioh da Team NINJA.
Em The First Berserker: Khazan, existem três tipos de armas: As Empunhaduras Duplas, as Espadas Grandes, e as Lanças, todas elas possuindo um tipo de combate diferente. Por mais que eu ache todas as armas divertidas de usar (como a espada grande sendo minha favorita), pessoalmente eu acho que ter apenas três tipos de armas é bem limitado, ainda mais quando se trata de um soulslike, pois limita muito a diversidade de builds, algo que é essencial em todo soulslike na minha opinião.

Árvore de Habilidades
Sendo bem sincero, a árvore de habilidades nesse jogo melhora e muito o combate, pois as novas habilidades deixam o jogo bem mais frenético e divertido, não só o mesmo bate e rola de todo soulslike. Nela, você pode obter novos comandos de botões que criam golpes exclusivos para a arma que você usar, e com esses novos golpes, você pode criar um combo que pode ser letal para os inimigos e para os chefes.
Level Design, Side Quests e Inimigos
O level design de The First Berserker Khazan é até que decente, mas possui alguns defeitos, como atalhos desnecessários, bonfires mal colocadas, excesso de inimigos em algumas áreas, e principalmente, a repetição de algumas áreas. No jogo, você libera side quests cada vez que termina uma missão em alguma área, o problema é que essas side quests acontecem exatamente na mesma área da missão que você acabou de completar, e pior, os chefes dessas side quests são exatamente os mesmos das missões, contendo alguma lore que justifique o chefe estar lá de novo. Isso é um defeito grave no jogo pois deixa ele mais repetitivo e só mostra a falta de criatividade em criar side quests que não sejam só uma cópia de uma missão, mesmo sendo um conteúdo a parte do jogo.
Falando em repetição, vamos falar um pouco sobre os inimigos. Eu não vi muita variedade nos inimigos do jogo, a maioria deles são guerreiros, esqueletos ou aranhas, são poucos os inimigos que são realmente diferentes dos demais, e isso deixa o jogo mais previsível e pra mim, deixou também um pouco mais chato.

Ambientação e Trilha Sonora
Outra coisa que não gostei foi da ambientação do jogo, pois a maioria das fases possuem o mesmo tom de cinza e marrom que fica saturado com o tempo. Alguns podem argumentar que o jogo é assim por se passar em mundo de Dark Fantasy, mas nem todos os jogos com essa estética saturam com essas duas cores, como Dark Souls, Bloodborne, Lies of P, Elden Ring e etc. Há algumas fases com cores diferentes e ambientações diferentes como a primeira área do jogo, mas infelizmente a maioria repete os tons de cinza e marrom.
Mas algo que ajuda um pouco na ambientação é a trilha sonora, pois ela é bem calma e tranquila quando você não tá lutando contra inimigos, que é quando ela muda para uma musica de batalha. As musicas tema dos chefes são legais, nada que se destaca muito com a exceção de um dos chefes de uma das missões, que é uma música bem frenética igual ao chefe.
Chefes
E por falar em chefe, os chefes de The First Berserker: Khazan são bem divertidos de lutar, não acho que teve um único chefe que eu não tenha gostado. Todos eles possuem um moveset rápido, mas que é fácil de decorar, basta ter paciência e calma pra atacar, esquivar e dar parry na hora certa. Uma coisa que eu gostei bastante é que tem chefes que exigem uma estratégia totalmente diferente do que o jogador está acostumado, e algumas delas podem até parecerem impossíveis de executar, mas quando você aprende, a bossfight fica bem divertida.

Conclusão
The First Berserker: Khazan é um jogo que pode ser bem divertido para quem é fã do gênero soulslike, mas, que ainda assim pode causar sentimentos mistos. O jogo é totalmente carregado pela gameplay e pelo combate, mas os outros fatores técnicos como level design, história e ambientação desejam um pouco a desejar.
No fim das contas, The First Berserker: Khazan é um soulslike que acerta em cheio no combate e no sistema de habilidades, entregando batalhas legais e chefes realmente desafiadores, porém, divertidos de lutar. A sensação de parry bem-sucedido e de criar combos devastadores é, sem dúvida, o ponto alto do jogo.
Por outro lado, o jogo peca na história sem sal, na repetição de side quests e inimigos, e em um level design que às vezes parece preguiçoso. A falta de variedade de armas e a ambientação excessivamente cinza e marrom também pesam para quem gosta de experimentar e explorar mundos visualmente marcantes de um mundo Dark Fantasy.
Ainda assim, é um jogo sólido. Se você gosta de soulslikes e procura um novo desafio, The First Berserker: Khazan pode ser uma ótima escolha, mesmo que não seja um grande marco do gênero. Para mim, ele é um jogo bom, mas que poderia ter sido excelente se tivesse arriscado mais em criatividade e na ousadia.
Nota Final:
