The Outer Worlds 2 | Xbox e PC [Review]

Descubra por que The Outer Worlds 2 é o RPG mais impressionante da Obsidian! Jogabilidade incrível, escolhas com peso em uma aventura épica no espaço

The Outer Worlds 2 é a continuação direta de The Outer Worlds, de 2019, com lançamento marcado para o dia 29. Nós, a convite da Xbox Brasil, tivemos a oportunidade de jogar o game no Xbox Series S e no PC, e já posso adiantar que o game está incrível, com alguns porém, mas explico na review abaixo.

A Premissa

A história tem um tom mais sério e cheio de reviravoltas. Entretanto, isso não significa perder a parte cômica que é característica da franquia. Em The Outer Worlds 2, você estará no papel de um Agente do Diretório Terrestre em meio a uma guerra entre dois grupos e aparições de fendas misteriosas que ameaçam Arcádia.

“Um jogo onde nossas escolhas têm um peso real na história e no mundo do jogo.”

Um ponto extremamente forte do jogo é o seu sistema de consequências. Suas decisões, habilidades e até a forma de abordar confrontos moldam a história. Diferente do primeiro jogo, onde as escolhas pareciam superficiais, The Outer Worlds 2 oferece mudanças reais na narrativa. Você pode resolver situações pela diplomacia, de fininho no stealth ou dar uma de Rambo e sair para o combate, e cada escolha ou abordagem pode gerar um resultado inesperado. 
Os companions têm personalidades únicas e boas missões pessoais, todos são muito carismáticos, e cada um pode te ajudar de alguma forma, do combate até mesmo em diálogos e tomadas de decisão com opiniões. 

Outro aspecto interessante é a interação dos companions entre si. Eles conversam ao longo da jornada enquanto exploramos o mundo, contam mais sobre si um para o outro, como se fossem realmente um time, e isso traz toda uma imersão para o jogador. 

Gameplay

The Outer Worlds 2 melhorou demais o gunplay do seu antecessor. A meu ver, ficou algo mais próximo do que temos em Starfield, COD e outros jogos de tiro. Isso foi algo muito bom para o jogador, tornando a gameplay mais divertida, rápida e com maiores possibilidades.

Além do gunplay, tivemos a adição das câmeras em terceira pessoa. Temos uma câmera mais próxima e uma mais distante. Confesso que amei isso, elas funcionam super bem e era algo que senti falta no primeiro jogo. “Confesso que fiz praticamente toda minha jornada em terceira pessoa, foi extremamente divertido.”

O sistema da “árvore” de habilidades e talentos foi ampliado, com mais opções de vantagens e desvantagens para o personagem.

Além disso, o jogo te oferece algumas possibilidades de melhoria em meio à gameplay, quando percebe que você tem o costume de fazer algo demais. Por exemplo: eu estava andando muito agachado, logo o jogo me ofereceu uma habilidade de andar mais rápido agachado, porém, em compensação, os NPCs detectavam mais facilmente meu personagem.

Otimização

Eu tive a oportunidade de jogar o game no Xbox Series S que a Xbox Brasil nos enviou e no PC. Minhas impressões foram totalmente positivas, tanto na versão de Xbox Series S em que o jogo está rodando via upscaling em 1440p 30 fps no modo qualidade, ou 1440p 40 fps no modo balanceado.

Como eu sempre digo e volto a falar, os estúdios da Xbox são os que melhor trabalham com a Unreal Engine 5 hoje.

Nós vemos uma porção de jogos desastrosos feitos por outros estúdios, mas sempre que vem de algum estúdio da Xbox, o game está bem otimizado.

Já no PC, rodei o tempo todo em uma média de 85 fps com frame-gen, DLSS qualidade, com tudo no ultra + Ray Tracing em uma RTX 4060. Só tive um drop de FPS no jogo todo, e acredito que isso se deva à falta do patch day one.

Em questão de qualidade gráfica, eu tive uma experiência extremamente igual no Xbox Series S e no PC, tirando a parte do Ray Tracing do computador, que deixou alguns pontos de luz mais bonitos e os reflexos também. A experiência geral foi extremamente igual e muito boa.

The Outer Worlds 2 (PC)
Direção de arte

Uma das assinaturas de The Outer Worlds 2 é a sua direção de arte vibrante e caricata, e no dois não poderia ser diferente. É um jogo extremamente lindo, e tudo é grandioso e, de certa forma, harmonioso. Temos cenários catastróficos, mas com uma beleza de tudo ser bem detalhado. Além disso, a trilha sonora do jogo continua incrível nos seus momentos de ação.

Obs: o jogo aparenta reutilizar alguns assets, principalmente de vegetação, mas nada que a gente não veja em outros jogos.

Temos dois problemas

Como nem tudo são flores, o game tem alguns pequenos problemas, os quais vou apontar aqui.

O primeiro deles é o problema no Ray Tracing para PC: Pode ser apenas questão de atualização, mas reparei alguns artefatos que vou até deixar na imagem aqui em alguns momentos da jogatina, parece que houve problema na implementação, mas nada que vá atrapalhar sua aventura.

Problemas de artefatos no RayTracing do jogo

Outro problema é o combate com os “chefes” e soldados humanos, que podem se tornar quase previsíveis, já que todos basicamente usam variações iguais de combate.

The Outer Worlds 2

The Outer Worlds 2 é a experiência definitiva de um RPG da Obsidian! É um jogo que foi feito com carinho para os fãs da franquia, nos entregando uma história divertida e uma gameplay mais madura em todos os aspectos, se comparado com seu antecessor.

É facilmente um dos meus jogos favoritos do ano e recomendo a todos os fãs do seu antecessor, bem como a novos jogadores.

Venha proteger Arcádia, pois ela precisa de você!

8.5