Tormented Souls 2 é a sequência do jogo indie de terror de 2021 desenvolvido pela Dual Effect e distribuido pela PQube. O game narra mais uma vez a empreitada de Caroline em uma cidade minúscula chamada de Villa Hess onde ela tem que resgatar a sua irmã mais nova, Anna, das mãos de um culto maligno. Apresentando uma gameplay bem semelhante aos jogos de survival horror clássicos da década de 2000, Tormented Souls continua sendo uma carta de amor aos jogos de terror.
Gráficos e Performance
Os gráficos de Tormented Souls 2 apresentam uma melhoria significativa em relação ao primeiro jogo, porém as animações ainda continuam um tanto esquisitas, principalmente durante os diálogos, quando os movimentos corporais dos personagens não condizem muito bem com o tom da conversa e a movimentação da boca acaba sendo exagerada.
Apesar disso, a ambientação é perfeita. Os cenários são incrivelmente bem modelados e transmitem com excelência a sensação de terror e horror. As cavernas claustrofóbicas, o convento amaldiçoado e muitos outros ambientes se destacam como o ponto alto do game.
A performance do jogo se manteve estável durante 99% da gameplay, com raríssimos momentos de queda de frames, e nunca abaixo dos 60 FPS. Mesmo rodando tudo no ultra, o jogo continua estável, mesmo com todos os efeitos de pós-processamento ativados, como partículas, iluminação e oclusão de ambiente.
História
A história de Tormented Souls 2 é uma sequência quase imediata do primeiro jogo. E, como você já leu o aviso de spoiler no começo, sabe que Caroline e Anna são irmãs. Caroline leva Anna a um convento para tentar tratar os efeitos e traumas deixados pelos eventos do primeiro jogo, mas tudo acaba dando errado quando o convento se revela um culto maligno que deseja ressuscitar um deus antigo para controlar o mundo.
Sim, todo o enredo e roteiro são uma grande homenagem aos filmes e jogos de terror clássicos dos anos 2000, principalmente pelo uso exagerado de frases de efeito vindas de todos os personagens, sejam protagonistas, antagonistas ou até mesmo os secundários. Todos querem ter a fala final na cena e tentam “mitar” pra cima do outro.
Outro aspecto negativo é o ritmo em que a história é contada. Com uma duração média de 15 a 20 horas, o jogo acaba deixando a maior parte das explicações para o ato final, um problema que o primeiro título também já apresentava. O terceiro ato, apesar de trazer bastante ação, é lotado de lore e dumps de exposição que, embora finalmente expliquem o que estava acontecendo, quebram o ritmo e tornam essa parte da narrativa um pouco inchada.
Gameplay
Aqui temos uma homenagem aos Resident Evil e Silent Hill clássicos, com o famoso controle tanque e enigmas complexos. Mas devo dizer: os enigmas em Tormented Souls sempre se mostraram excepcionalmente difíceis desde o primeiro jogo da série, e aqui não é diferente. Na verdade, eu diria até que em Tormented Souls 2, os quebra-cabeças são bem mais difíceis e complexos que os do primeiro, além de serem muito mais numerosos.
Alguns possuem lógicas bem óbvias, enquanto outros seguem um raciocínio quase sem sentido para quem tenta resolvê-los. Além dos enigmas, o combate de Tormented Souls 2 se mantém bem semelhante ao do primeiro jogo e aos clássicos do gênero. Com a opção de usar os famosos (e odiados) controles tanque ou uma movimentação mais moderna, o jogo consegue agradar tanto aos fãs saudosistas quanto aos novos jogadores.
Apesar de ser bastante divertido em várias partes, acredito que o jogo acaba se alongando demais, inflando artificialmente o tempo de gameplay, seja com enigmas em excesso ou com combates repetitivos. Como disse anteriormente, este jogo supera o antecessor em praticamente tudo, e isso também vale para a quantidade gigantesca de quebra-cabeças espalhados por todos os cenários. De cabeça, contei mais de cinquenta enigmas, e isso apenas por alto. Garanto que há ainda mais do que isso.
Pra mim, esse foi o maior ponto fraco do jogo. Em diversos momentos, a experiência se torna arrastada, e o jogador acaba desejando apenas que aquela seção ou a gameplay no geral termine logo. Eu acumulei cerca de 15 horas de jogo no total e sinto que ele poderia ter sido facilmente cortado pela metade, mantendo a história que queria contar e mostrando todas as evoluções aprendidas com o primeiro título.
TORMENTED SOULS 2
Tormented Souls 2 é uma evolução natural do primeiro título, mesmo que as desenvolvedoras ainda repitam alguns erros do jogo anterior que poderiam ter sido facilmente corrigidos. No fim, o jogo acaba sendo um ótimo refúgio para quem busca uma viagem ao passado dos clássicos survival horror das gerações anteriores, sendo uma bela homenagem e uma experiência bem sólida no geral.
A ambientação e a modelagem dos cenários são os pontos mais fortes, e fica claro que foi onde a equipe mais se divertiu durante o desenvolvimento. Já as animações e o polimento em várias áreas do jogo acabam deixando um pouco a desejar.
Agradecemos a Dual Effect e a PQube pelo fornecimento da chave do jogo para análise.
