Wedgetail: Entrevista exclusiva com a equipe de desenvolvimento

Conheça Wedgetail, o hero shooter nacional, em entrevista exclusiva. Veja a versão escrita e vídeo com a equipe de desenvolvimento

Entrevistamos a equipe de desenvolvimento do Wedgetail, inovador hero shooter nacional que mistura ação aérea e gameplay diferenciada. Abaixo, você confere a entrevista escrita e o vídeo completo. 

O Wedgetail nasceu da vontade de trazer algo único ao cenário competitivo, unindo navegação aérea e mecânicas de heróis com habilidades distintas. A equipe revela que a ideia surgiu ao estudar o mercado e buscar inovação, evitando fórmulas já saturadas. 

Com 40% do jogo desenvolvido, o lançamento está previsto para o final de 2026 ou início de 2027. O jogo será free to play, com monetização focada em cosméticos, passes de batalha e eventos que manterão a comunidade engajada. 

A comunidade já pode participar dos play tests, acessando chaves pelo Discord e acompanhando o projeto pelo Instagram “Play Wedgetail”. A equipe destaca a importância do feedback dos jogadores para aprimorar o game e prevê torneios presenciais para fortalecer o cenário nacional antes da expansão internacional. 

Não perca a chance de conhecer esse título que promete revolucionar o mercado brasileiro de games. Confira abaixo a entrevista completa e o vídeo com a equipe. 

Entrevista

Kurama:
Eh, tô aqui com a Bruna Simões e o Thiago. 

Kurama:
Eu sou da Dungeon Zone, parceiro do Patobah e da Safe Zone. Queria saber se vocês podem me contar um pouquinho sobre o jogo, o desenvolvimento e o que vocês têm de perspectiva, né? Acho que a gente pode começar com a ideia: o que fez vocês terem essa ideia de juntar Hero Shooter com um jogo de nave. Podem falar um pouquinho, por favor? 

Bruna Simões:
Posso sim. Bom, a ideia é o seguinte: no começo, quando a gente estava desenvolvendo o jogo, antes de ser o Wedgetail, ele se chamava Cyber Sky. A gente estava estudando um pouco do mercado de cripto, do que queria fazer, e a aviação sempre foi um tema que a gente gostou muito, os nossos investidores também.
Mas, quando começamos a estudar mais o mercado, decidimos não vincular nenhum projeto a cripto, e sim ir para a indústria tradicional de jogos. A aviação sempre foi um tema muito legal, e a gente sempre quis entrar no mercado competitivo de eSports. Só que fazer um jogo competitivo igual aos outros, tipo FPS, não fazia sentido, porque já existem jogos muito bons e com muito investimento. Então, quisemos fazer um gênero novo!
Uma inspiração pra gente, que não é de nave, mas é de mecânica diferente, é o Rocket League, que são carros, e a gente começou a se inspirar nisso: como juntar a ideia de um Hero Shooter, com personagens e habilidades, a um mecanismo totalmente diferente de gameplay.
Não foi uma decisão do nada, mas resultado de testes, conceitos, pesquisa, e as coisas foram acontecendo. E cá estamos. 

Kurama:
Muito legal. Claro que imagino que, pra vocês, o cenário brasileiro não é o único que querem alcançar, mas também o internacional.
Vindo para o mercado nacional, vocês têm qual perspectiva? O jogo tem data de lançamento? Está em desenvolvimento? Onde as pessoas podem achá-lo? 

Bruna Simões:
Ele ainda está em desenvolvimento, estamos com cerca de 40% prontos.
Nossa perspectiva é lançar provavelmente no final do ano que vem ou no começo de 2027. A ideia de trazer o jogo aqui, ainda nessa fase inicial mas já jogável, é pra testarmos com o público, ver o que a galera acha, ouvir os feedbacks, e ele vai ser free to play.
Nosso objetivo agora é construir a comunidade, realizar torneios e sentir o momento certo para o lançamento. 

Kurama:
Muito legal. Eu não cheguei a jogar ainda, pretendo, mas dá pra perceber que a arte está muito bonita, a gameplay parece bem fluida também, e a gente sabe que, pra um jogo ser bom, gameplay conta muito.
Queria saber, o pessoal tem dado um feedback legal? O que vocês estão achando? 

Bruna Simões:
Deixo o Thiago responder essa. 

Thiago:
Oi, prazer, meu nome é Thiago, sou programador aqui no Wedgetail, responsável por alguns setores do jogo.
A melhor parte é o público, na verdade, entender o que está certo e o que está errado, porque nem tudo sai perfeito, a melhor parte é coletar os feedbacks da galera e trazer melhorias pro jogo. O pessoal pode acessar o nosso servidor no Discord, solicitar uma chave e baixar o jogo na Steam.
A gente sempre abre play tests fechados, a comunidade é muito presente, entra, testa, dá feedback, e a gente corrige. 
Também estamos entrando no cenário de eSports com algumas equipes (não posso revelar quais ainda).
Na parte técnica, o jogo está em versão alfa, como a Bruna mencionou, cerca de 40%, a versão final deve ser no final do ano que vem, e no meio do ano deve sair uma versão beta aberta na Steam e outras plataformas. 

Kurama:
Bacana. Você comentou que o jogo será gratuito, né? E a gente sabe que, quando o jogo é gratuito, ele precisa se sustentar de alguma forma. Quais as perspectivas de monetização? Vão trazer eventos, cosméticos, Battle Pass? 

Bruna Simões:
Sim, exatamente. É quase um “Ctrl C + Ctrl V” do Fortnite no sentido de monetização, a gente admira a estrutura de design e monetização deles.
O jogo será free to play, sem pay to win, tudo será cosmético, passes de batalha, seasons, eventos, parcerias com marcas, algumas já estão em conversa.
Nossa ideia é fazer torneios presenciais e, nos próximos dois ou três anos, consolidar o jogo aqui no Brasil antes de lançá-lo internacionalmente. 

Kurama:
Bacana. Onde podemos encontrar o Wedgetail, pra jogar e colocar na lista de desejos?

Bruna Simões:
A lista de desejos está na Steam. Mas vocês podem entrar no nosso Instagram, que é “Play Wedgetail”. Lá tem links pro Discord, pra comunidade do WhatsApp e tudo mais.
Quem entra no Discord pode pedir uma chave privada, mas o jogo não fica aberto o tempo todo. A gente libera em momentos específicos pra testar builds, fazer campeonatos, etc. 

Kurama:
Maravilha. Vi que você citou o Discord. A comunidade é forte lá, e isso ajuda muito na divulgação.
Você comentou sobre planos de dois, três anos, algo de médio a longo prazo.
Quero parabenizar vocês. Não é fácil produzir, ainda mais numa indústria tão competitiva. E o jogo de vocês é realmente inovador, um Hero Shooter de naves é algo que eu nunca vi. 

Bruna Simões:
Não tem mesmo. (risos) 

Kurama:
Então dá pra ver que é algo diferente. Parabéns por conquistarem o espaço que estão conquistando, por ouvir o público e desenvolver com tanto cuidado.
Meus parabéns de verdade. 

Bruna Simões:
Obrigada. Quero agradecer pela entrevista, é sempre uma oportunidade poder falar sobre o projeto e ouvir pessoas interessadas.
Quem quiser conhecer mais e participar dos play tests, estamos sempre abertos.
A construção da comunidade, ouvindo a comunidade, é como a gente, brasileiros, constrói algo pra gente mesmo.
Sejam bem-vindos ao Wedgetail. Vamos nos ver muito ainda, podem ter certeza. 

Kurama: 
Gente, muito obrigado, viu? Meus parabéns. Sucesso.