Sabe quando você gosta muito de alguma coisa, e ela é parte da sua infância, e influenciou a forma como você vê vídeo games? Pois é, Bomberman tem esse impacto para mim, vem cá que vou te apresentar um dos jogos mais relevantes para a minha vida na minha análise, ela é direta ao ponto e muito cheia de emoção, eu vou falar dos games que vem nela como se fossem um só, afinal, Bomberman nunca é demais!
O que é Bomberman afinal?
Bomberman se trata de um dos jogos mais icônicos da história dos vídeo games, é uma franquia que nasceu em 1983 e que foi produzido pela Hudson Soft, inclusive em alguns games da franquia a abertura era bem legal, era o símbolo do estúdio e tinha uma voizinha falando algo em japonês, eu nunca entendi o que ela falava, mas ficou eternizado na minha mente, e detalhe, apesar da franquia ser dos anos 80, ela continua lançando games até hoje, mas como estamos falando da coletânea, essa em específico foi produzida pela Red Art Games e distribuída pela Konami.
Eu consegui jogar os games pela primeira vez no famigerado “Polystation”, que era um vídeo game falsificado e que na verdade foi uma espécie de nintendinho para quem não tinha condições, e infelizmente nunca tive nenhum console da Nintendo quando era criança, eu pude jogar Bomberman na casa de amigos, e também anos depois eu consegui um Playstation 1, e ali haviam alguns vendedores que comercializavam jogos de outros consoles mais antigos para o PS1 em forma de uma coletânea que vinha no CD, e ali eu pude jogar inúmeros games da franquia, além de ter um CD na ocasião com três jogos da franquia bomberman, um de corrida, e os outros dois em um formato mais clássico, e ali minha paixão pela franquia surgiu e nunca mais sumiu!
Como funciona a jogatina?
Bomberman é um jogo de estratégia (e ação porque a adrenalina come solta) onde você precisa usar bombas e poderes que adquire durante sua jogatina para derrotar os inimigos do cenário, e os chefes também, temos vários estágios com diferentes temáticas, a arte, as músicas e o estilo dos personagens são extremamente nostálgicos!
Temos o modo “Normal” que é onde avançamos através das faases para derrotar os chefes e salvar o mundo, e temos também o modo Batalha, onde lutamos contra outros jogadores ou npcs, sozinhos ou em times, podendo usar montarias, e poderes alucinantes para vencer no fim, e tem até um modo de kart em um dos jogos da coletânea também haha.
Afinal, quais os jogos que vem na coletânea?
São 7 jogos com 12 versões (Japonesa, americana e europeia), aqui está a lista de jogos e a descrição oficial deles segundo a Konami:
① SUPER BOMBERMAN [Versão japonesa / Versão americana / Versão europeia]
Mr. Karat, o tirano malvado sedento de poder, e o cientista Dr. Mukk! Derrote o exército de robôs que eles comandam e frustre as ambições deles!
② SUPER BOMBERMAN 2 [Versão japonesa / Versão americana / Versão europeia]
O nosso Bomberman foi capturado pelo súbito aparecimento do cruel Quinteto de Bombardeiros. Para salvar a paz na Terra e o seu próprio destino, ele precisa enfrentá-los!
③ SUPER BOMBERMAN 3 [Versão japonesa / Versão europeia]
O maléfico Professor Bugler ressuscitou os malvados Cinco Bombardeiros Demoníacos, outrora derrotados por Bomberman, e iniciou a sua jornada de conquista cósmica.
④ SUPER BOMBERMAN 4 [Versão japonesa (versão localizada em inglês disponível)]
Bomberman foi transportado para diferentes épocas pelos Quatro Reis Bombardeiros. Qual é o objetivo deles? E o que é a entidade misteriosa que espreita nas sombras?
⑤ SUPER BOMBERMAN 5 [Versão japonesa (versão localizada em inglês disponível)]
Um homem misterioso intitula-se Imperador de outro mundo, “”Terrorin””. Ele libertou oito “”Bombardeiros Loucos”” da prisão e iniciou uma invasão, utilizando-os como lacaios.
⑥ Bomberman [Versão japonesa]
A obra comemorativa que lançou os alicerces da série. Conquiste todos os 50 níveis!
⑦ Bomberman II [Versão japonesa]
A sequência de Bomberman. A obra que nos trouxe o modo versus.
【Funções de apoio, recursos úteis e novos modos】
“”Corrida aos Chefes””
Um modo de desafio em que você luta contra chefes de cada jogo consecutivamente em um ataque cronometrado!
“”Salvar/Carregar a qualquer momento””
Salve ou carregue o seu jogo a qualquer momento durante o jogo
“”Função Rebobinar””
Uma funcionalidade útil que permite a você rebobinar e começar de novo a qualquer momento
“”Função de filtros de tela””
Ajuste a resolução ou aplique filtros de tela para jogar com as suas definições visuais preferidas
“”Rádio BOMB””
Ouça as trilhas sonoras originais de cada título. Você também pode criar as suas próprias playlists
“”Galeria””
Explore obras de arte e materiais de desenvolvimento. Mais de 200 itens no total!

Ou seja, é muita coisa, e isso é muito legal, até porque o cuidado que os devs tiveram com o game é coisa de outro nível, seja na trilha sonora ou no modo como os gráficos estão, o carinho foi gigantesco, até o menu principal é pensado em ser algo atrativo para quem for jogar.

Super Bomberman Collection
Bomberman é uma franquia que amo de coração, e as pessoas que assim como eu puderam jogar seus jogos quando eram crianças tem ainda mais motivos para revisitar esses grandes clássicos, são jogos que estão no meu coração, e agora eles estão disponíveis para as gerações atuais, e o melhor, é o tipo de jogo que você jogar com toda a família sem ter nenhuma preocupação sobre o conteúdo, ou violência explícita, ou diálogos que podem ser ofensivos, nada disso está presenta aqui, as histórias, os personagens, a jogabilidade, é tudo pensado para você jogar sozinho ou em grupo sem preocupação, é só ser feliz e explodir todo mundo, literalmente.
É impossível não recomendar a coletânea, agora podemos jogar alguns dos melhores games da franquia na nova geração, e sem perder sua qualidade! E o melhor, da para jogar com seus amigos e dar muitas risadas, eu fiquei super feliz em poder jogar esses jogos novamente e reviver algumas lembranças, esquecer dos problemas e voltar a ser criança por algumas horas, e não tem muito o que falar, Bomberman é simples, mas é atemporal!
